O IASFA realizou, no passado dia 28 de junho, em parceria com a Workview, um simulacro de evacuação envolvendo um cenário de incêndio no edifício da Sede. O exercício teve como objetivo testar e aprimorar a resposta coordenada no âmbito dos procedimentos de emergência, socorro e segurança.
O simulacro teve início com um incêndio provocado por um curto-circuito no quadro elétrico no 1.º piso do edifício, que após a intervenção da equipa de primeira intervenção, cuja missão se relaciona diretamente com a utilização dos meios de primeira intervenção mais próximos do local do sinistro, neste caso o extintor, conseguiu controlar e extinguir o incêndio.
A equipa de evacuação, guias e cerra filas, procederam à evacuação de forma calma e organizada e à verificação dos vários compartimentos dos seis pisos, garantindo que não ficou ninguém no edifício, respetivamente. Após a contabilização, no ponto de encontro, de todos os colaboradores que se encontravam no edifício, verificou-se não existirem ausências, não sendo necessário, dessa forma a intervenção da equipa de primeiros socorros.
Este exercício está enquadrado no levantamento das medidas de autoproteção do edifício da Sede do IASFA, disposições de organização e gestão da segurança, que têm como objetivo incrementar a segurança de pessoas e dos edifícios face ao risco de incêndio e a adoção de medidas para fazer face a uma emergência.