Hoje, 18 de junho, assinala-se o 232.º aniversário do IASFA, uma instituição com uma longa história de apoio a todos os militares. Comemoramos esta data especial com o lançamento do vídeo institucional do IASFA.
Foi neste dia que, em 1792, nas terras da Princesa Maria Francisca Benedita, em Runa, foi lançada a primeira pedra para a construção do Real Asylo de Inválidos Militares, uma obra de grande envergadura e muito à frente no seu tempo, que levaria mais de três décadas até estar concluída.
Mais de dois séculos depois da ideia pioneira da Princesa Maria Francisca Benedita começar a ser implementada, sucederam-se muitas reestruturações, até surgir o atual Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA).
Integrado na administração indireta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e com património próprio, o IASFA está sob a superintendência e tutela do Ministério da Defesa Nacional, tendo por Missão garantir e promover a Ação Social Complementar (ASC) dos seus beneficiários e gerir o sistema de assistência na doença aos militares das Forças Armadas (ADM).
Atualmente, no local onde tudo começou, funciona o Centro de Apoio Social (CAS) de Runa, um dos muitos equipamentos sociais do IASFA que servem os seus beneficiários com serviços tão diversos como postos clínicos, Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), alojamento temporário, berçários, creches, jardins de infância, residências universitárias, restauração, entre muitos outros benefícios de âmbito social.
Caminhamos a passos largos para dois séculos e meio cheios de história, com imensos motivos de orgulho para todos os que servem o IASFA e para todos os que beneficiam desta instituição, sejam eles militares e ou as suas famílias.
Este ano, celebramos esta data especial com um vídeo dedicado a esta instituição com uma longa história de grande dedicação à família militar. Assista a este vídeo e conheça todas as valências que o IASFA tem para oferecer.