Arraial ao aCASO – Santos Populares, festejo marca ponto de viragem no CASO

 O Centro de Apoio Social de Oeiras (CASO) viveu um dia especial em 14 de junho de 2023, com a celebração dos Santos Populares nas instalações do Ex-LAM.

Com todo o empenho por parte da Direção e dos funcionários foi possível, após cerca de 8 anos, retomar esta atividade que se pretende como um marco para a resiliência e positividade que existe no CASO e que findo o período de pandemia se pode retomar.

Esse evento não teria sido possível sem o esforço e dedicação de muitos voluntários que prepararam o espaço do Ex-LAM e a capela onde foi rezada a missa em honra de Santo António.

Foram necessários trabalhos de limpeza do terreno, colocação de toldos, instalação de mesas e cadeiras para acomodar tos participantes. Graças ao espírito de missão, sacrifício e vontade de servir bem, mesmo em diferentes circunstâncias, e a um espírito de sacrifício exemplar, o sucesso deste evento foi alcançado.

Estiveram presentes cerca de 100 residentes das Unidades Funcionais 1 e 2, bem como aproximadamente 30 residentes do CAS Runa. O Excelentíssimo Senhor Presidente do Conselho Diretivo do IASFA, Tenente-General Fernando Serafino, também participou.

Uma missa em honra de Santo António foi celebrada na capela do Ex-LAM. Além disso, foi possível retomar a tradição das Marchas, com a participação entusiasta dos residentes, que costuraram os trajes, enfeitaram os arcos e desfilaram com alegria contagiante. A Tuna e as Cantadeiras do CASO animaram a festa, assim como um músico que acompanhou as festividades com as tradicionais músicas desta época festiva.

A alegria e a emoção estavam presentes no coração de todos os residentes e funcionários, especialmente daqueles que anteriormente participavam dessa comemoração nos moldes em que agora foi recuperada. Foi uma demonstração de vontade e trabalho que envolveu todo o CASO.

A melhor recompensa foi a alegria e os sorrisos que há muito tempo não se viam nos rostos dos residentes.

Arraial ao aCASO – Santos Populares, festejo marca ponto de viragem no CASO

Outras Sugestões