Para assinalar esta data, o Espaço Museológico do CAS Runa convida todos os interessados a conhecer o legado histórico-cultural da Princesa D. Maria Francisca Benedita que, no séc. XIX, quis edificar em Runa uma obra arquitetónica que representasse os ideais humanistas que a norteavam.
Inaugurado a 25 de julho de 1827 para acolher militares regressados da guerra e em situação vulnerável, este surpreendente espaço poderá ser visitado em grupo, na manhã e na tarde do próximo dia 18 de maio.
De forma gratuita, os participantes poderão visitar a Tribuna Real e a Sala dos Quadros, as tribunas que circundam a Capela, a luminosa Sala das Pratas (onde serão surpreendidos por uma peça de joalharia magnífica, idealizada pela Princesa Fundadora), bem como a Sacristia e a Capela do Santíssimo Sacramento.
Convidamo-lo a visitar-nos, permitindo-lhe conhecer um pouco mais da história local e nacional, dando a conhecer à comunidade o reconhecimento do ambiente e do contexto histórico deste surpreendente edifício.
Esperamos por si no CAS Runa!
Para agendamento e informações adicionais, os interessados devem entrar em contacto com a técnica responsável (Dra. Alexandra Carvalho) da a Área Museológica do CAS Runa, pelo endereço de correio eletrónico casruna.museu@iasfa.pt ou pelo telefone 261330070.