Nos dias de hoje todos ansiamos por dias melhores, criando uma onda de solidariedade por todo o planeta. Contudo as circunstâncias atuais, fruto da pandemia em curso de SARS-CoV-2 (COVID-19), obrigam a repensar a forma de adotar comportamentos e de demostrar afeto, enfim de conviver com os outros.
O CASR (Centro de Apoio Social de Runa) atento às exigências dos dias de hoje, mas mantendo o foco na sua missão, e por inerência no bem-estar dos seus residentes, também se tem reinventado no dia a dia.
O espírito solidário tem sido uma constante neste ano de 2020. Desde o início da pandemia que o CAS Runa mantém a ação solidária às instituições da região. Quer na produção de máscaras, quer na disponibilização de recursos humanos e materiais de forma efetiva ou na integração do plano de contingência de outras instituições, factos estes que já mereceram voto de público reconhecimento através de deliberação do executivo Camarário de Torres Vedras de 14/04/2020 pela significativa contribuição no combate à pandemia COVID-19 no nosso concelho.
Mas essencialmente não esquecemos a necessidade de quem nos é mais próximo: os nossos beneficiários residentes. A partilha diária da dificuldade desta nossa família, potenciada pela pandemia, tem intensificado em nós o sentimento de solidariedade. Um sentimento que se traduz em comportamento diário de satisfação de necessidades, mas também de atenção e carinho que, em alguns momentos, é tão só o que preenche as suas necessidades.
Por tudo isto, também o Natal, esta festa da Família, da fraternidade e da proximidade terá um formato diferente. A ceia de Natal irá ser celebrada em formato digital, com transmissão vídeo que será partilhada com as famílias dos residentes desta ERPI.
Será neste ambiente familiar de proximidade e solidariedade que celebraremos esta ceia, diferente, mas com a partilha de afetos tão característica desta quadra.