Comemorações da assinatura do Armistício em Braga

O Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes assinalou, a 13 de novembro, o 106.º aniversário da assinatura do Armistício da I Grande Guerra Mundial, recordando também os soldados portugueses que lutaram e perderam a vida neste conflito.

Armistício

As comemorações do núcleo bracarense recordaram a assinatura, a 11 de novembro de 1918, de mais um aniversário do Armistício entre os Aliados e a Alemanha num vagão ferroviário na floresta francesa de Compiègne, acontecimento que levaria ao fim da I Guerra Mundial.

As cerimónias evocaram igualmente os soldados portugueses mortos em combate. Estima-se que, entre 1914 e 1918, este conflito global terá provocado cerca de duas dezenas de milhões de vítimas, entre militares e civis.

Em Braga, o evento contemplou uma Missa na Basílica dos Congregados, a cerimónia evocativa do Armistício, junto ao Monumento aos Combatentes, e a cerimónia de Homenagem aos Combatentes Mortos em Combate, na Avenida Central.

As celebrações incluíram ainda a leitura de Homenagem aos Combatentes Mortos em Combate, a Imposição de Condecorações a Antigos Combatentes, e entrega de Diploma de Apreço a Sócios da liga dos Combatentes com 50 anos de inscrição.

O CAS Braga fez-se representar pelo seu Diretor, Coronel de Cavalaria Luís Carlos Gomes da Silva, e pelo Sargento-Chefe de Infantaria Fernando Luís Barroso Gonçalves, que colaborou na realização da Cerimónia Eucarística, na qualidade de Diácono.


 

Comemorações da assinatura do Armistício em Braga

Outras Sugestões