O Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA) assinala hoje, 25 de julho, os 232 anos desta instituição militar e o Dia da Princesa, com uma cerimónia solene que se realiza no Centro de Apoio Social (CAS) de Runa.
A cerimónia comemorativa do Dia do IASFA, que decorrerá durante toda a manhã, será presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Dr. Nuno Melo, e contará com a presença de ilustres convidados militares e civis de relevante importância para o Instituto.
Este dia assinala a inauguração, em 1827, do Hospital Real dos Inválidos Militares, local onde atualmente funciona o CAS Runa. A data da inauguração do hospital não foi escolhida ao acaso, pois ocorreu no dia do aniversário da sua fundadora, a Princesa Maria Francisca Benedita. O ato solene recorda, igualmente, o início das obras do hospital, ocorrido a 18 de junho de 1792.
A fundadora do IASFA, de seu nome completo Maria Francisca Benedita Ana Isabel Antónia Lourença Inácia Teresa Gertrudes Rita Rosa de Bragança, era a filha mais nova do Rei D. José I e nasceu em Lisboa em 1746. A Princesa acabaria por morrer dois anos depois da inauguração do hospital que idealizou para cuidar dos inválidos militares.
Honrando os propósitos da Princesa fundadora, o IASFA trabalha para garantir a Ação Social Complementar (ASC) aos militares das Forças Armadas e suas famílias, e gerir o subsistema público de saúde de Assistência na Doença aos Militares (ADM).