O IASFA entregou as chaves dos imóveis atribuídos no âmbito do concurso de renda económica, numa cerimónia simbólica, presidida pela Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras e participada pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Carlos Pires, esta manhã, no Centro de Apoio Social de Lisboa.
Este foi o quarto concurso de arrendamento económico e o terceiro de casas carecidas de obras realizado pelo IASFA. Num total de 96 fogos, distribuídos por várias zonas do país, foram celebrados, até ao momento, 70 contratos, estando 14 habitações em processo de reatribuição.
Na cerimónia, estiveram também presentes os membros do Conselho Diretivo do IASFA, membros do Conselho Consultivo do IASFA, membros da Associação de Moradores do Bairro Social do Alfeite, bem como dirigentes e funcionários do Instituto.
O Conselho Diretivo do IASFA tem encetado todos os esforços para colocar cada vez mais casas a concurso e dar resposta às necessidades de habitação dos beneficiários, motivo pelo qual se têm verificado alterações ao regime jurídico do arrendamento de casas de renda económica do Instituto. «Este concurso contemplou também novos critérios de pontuação dos concorrentes, incluindo a atribuição de pontuação a militares na situação de deslocados, bem como a beneficiários a residirem de forma permanente em situação de precariedade ou de insalubridade ou insegurança. […] A utilização de critérios de pontuação permite diferenciar as situações dos concorrentes e torna o sistema mais justo ao atribuir as casas aos concorrentes que têm a pontuação mais elevada. Este sistema dá maiores garantias de que as casas são atribuídas a quem mais precisa, o que é um princípio que consideramos que deve ser mantido.», explicou a Vogal do Conselho Diretivo do IASFA, Paula Costa, que detém o pelouro da Ação Social Complementar.
Helena Carreiras, Ministra da Defesa Nacional, realçou «o importante trabalho do IASFA (…) no âmbito da sua insubstituível função de apoio social complementar», salientando que «entre 2019 e 2023, foram lançados pelo Instituto quatro concursos de arrendamento de casas de renda económica, tendo sido colocadas a concurso um total de 272 habitações, com a entrega aos beneficiários de um total de 245 habitações. Os resultados apresentados só são possíveis devido ao empenhamento e ao profissionalismo dos trabalhadores do IASFA e da sua direção, a par do desenvolvimento de instrumentos facilitadores tais como a transformação digital que, desde o primeiro concurso, possibilitou a apresentação de candidaturas on-line pelos beneficiários. […] É inquestionável a dimensão social das medidas adotadas.»
Nesta cerimónia simbólica, receberam as chaves das habitações atribuídas por concurso nove dos novos arrendatários, num concurso iniciado em 2023, que recebeu um total de 368 candidaturas.
Alocução integral da Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras
Alocução integral da Vogal do Conselho Diretivo do IASFA, Paula Costa