O Instituto de Acção Social das Forças Armadas
Menu Lateral

Centro de Apoio Social de Tomar (CASTomar)

O CASTomar foi levantado em 1969 com a designação de Delegação dos Serviços Sociais das Forças Armadas, funcionando no antigo Quartel de S. Francisco.
No final de 1971 transferiu-se para um edifício do Ministério do Exército, junto ao Ex Tribunal Militar Territorial de Tomar.
Por despacho de 12/07/96 do Secretário de Estado da Defesa Nacional foi atribuído ao IASFA o Prédio Militar n.º 2 em Tomar - antiga Messe Militar, tendo funcionado o CASTomar nessas instalações, até setembro de 2003. Após esta data, regressou às instalações ocupadas em 1971, passando a funcionar de forma permanente, com algumas renovações e adaptações.
Atualmente o CASTomar apoia aproximadamente 18.000 beneficiários, na Assistência à Doença aos Militares (ADM) e 13.000 na Ação Social Complementar (ASC) do IASFA, incluindo os Titulares, Familiares, Deficientes das Forças Armadas e Civis, numa extensa área que abrange:

  • Distrito de Santarém, com exceção dos concelhos de Benavente, Cartaxo, Coruche, Rio Maior e Salvaterra de Magos;
  • Distrito de Leiria, com exceção dos concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche;
  • Distrito de Castelo Branco, com exceção dos concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão.

Tipos de Apoios prestados
Atendimento, por Técnica Superior de Serviço Social (TSSS), dos beneficiários no CASTomar e nos locais de atendimento em Abrantes, Castelo Branco, Leiria e Santarém.
Visitas domiciliárias aos beneficiários em situação de maior vulnerabilidade, com vista ao acompanhamento em ação social e recolha de elementos inerentes ao envolvimento social: espacial, habitacional, familiar e comunitário.
Processamento e fundamentação de pedidos de subsídios, no âmbito das ASC, disponibilizados aos beneficiários e famílias em situação de dependência económica mais acentuada e/ou disfunção social.
Preparação e organização dos pedidos de comparticipação escolar para aprovação superior.
Receção e encaminhamento das inscrições para as diversas instalações e equipamentos de férias e de repouso do IASFA e CLIM`S.
Cedência de material ortopédico após organização de processo mediante prescrição médica.
Promoção, organização e execução de passeios e convívios de caráter recreativo/cultural e de ocupação dos tempos livres.
Promoção, organização e execução de passeios especiais destinados aos beneficiários mais dependentes, física e economicamente, ou em situação de grande isolamento.
Atendimento aos Beneficiários, de forma a prestar as informações apropriadas para as diferentes situações, em todos os aspetos relacionados com a Assistência na Doença aos Militares (ADM).
Receção e processamento no sistema de gestão da ADM (SGADM), dos documentos do Regime Livre Escolha, entregues pelos beneficiários.
Inscrição/renovação do cartão da ADM e pedido de emissão do cartão Europeu de Seguro de Doença.
Supervisão da utilização e ocupação dos blocos habitacionais propriedade do IASFA em Abrantes, Leiria e Tomar, propondo superiormente, quando necessário, obras de reparação, manutenção e conservação.
Consultas e Análises

  • Posto Clínico em Tomar, funciona nas instalações do CASTomar, com consultas de Clínica Geral às quartas-feiras às 10h00 e às quintas-feiras às 11h15. 

Marcação de consultas através do Tel. 249 329 090.

  • Posto Clínico em Abrantes, funciona na Rua de Angola, n.º 5, R/c Esq., com consultas de Clínica Geral às quartas-feiras às 13h30. 

Marcação de consultas através do Tel. 241 332 602.

  • Análises Clínicas: Colheitas às terças e sextas-feiras das 08h30 às 10h30, em Abrantes e Tomar, sem necessidade de marcação prévia.

Locais de atendimento aos beneficiários

  • TOMAR - CASTomar - Av. General Bernardo Faria, todos os dias das 09h00 às 12h30 e das 13H30 às 17H00.
  • SANTARÉM - Liga dos Combatentes - Rua Miguel Bombarda, n.º 12, às terças-feiras, na primeira semana de cada mês, das 14h30 às 16h00.
  • ABRANTES – Posto Clínico de Abrantes - Rua de Angola, n.º 5, R/c Esq., todos os dias das 09h00 às 12h30 e das 13H30 às 17H00 (exceto às segundas-feiras).
  • LEIRIA - Liga dos Combatentes - Av. 25 de Abril, Lt 12 R/c D.to, às terças-feiras, na terceira semana de cada mês, das 10h30 às 12h30.
  • CASTELO BRANCO - Biblioteca Municipal - Campo Mártires da Pátria, às terças-feiras, na quarta semana de cada mês, das 10h30 às 12h30.


Horários dos Postos Clínicos do IASFA

Excel

Contactos:

  • Av. General Bernardo Faria 2300-535 TOMAR

Telefone: 249 329 090 w E-mail: castomar@iasfa.pt

  • Rua de Angola, n.º 5, R/c Esq. 2200-390 ABRANTES

Telefone: 241 332 602 w E-mail: pclinicabt@gmail.com

CAS Tomar
CASTomar (Instalações atuais)
Porto Médico em Tomar
Posto clínico em Tomar
Posto Médico em Abrantes
Posto clínico em Abrantes