O Instituto de Acção Social das Forças Armadas
Menu Lateral

Centro de Apoio Social de Runa (CASR)

É um majestoso edifício setecentista, de traça simples e elegante, da autoria do arquiteto José da Costa e Silva (1747-1819), afeto ao serviço social militar e fica situado em plena Região do Oeste, a cerca de 6 km de Torres Vedras.


As obras foram iniciadas em 18 de Junho de 1792, com mais de 300 operários. A inauguração do edifício foi no dia do 81º aniversário da fundadora, Princesa Maria Francisca Benedita em 25 de Julho de 1827.


Chegaram até nós vários testemunhos desse dia, que dão conta do programa das festas. Depois de uma parte religiosa celebrada com grande solenidade, foi a própria princesa quem serviu a primeira refeição aos 16 veteranos militares que ali deram entrada naquele dia. As palavras que então lhes dirigiu estão gravadas em letras douradas no átrio central do edifício: “Estimo ter podido concluir o hospital que mandei construir para descansardes dos vossos honrosos trabalhos; em recompensa, só vos peço a paz e o temor a Deus”


O edifício é um quadrilátero regular, ao estilo da chamada arquitetura toscana, com 99 metros de frente, 61 nos alçados laterais e 13 de altura na fachada. No centro tem uma capela forrada com mármores extraídos de pedreiras da região e ornada com estátuas de mármore de Carrara. A Princesa reservou uma ala do edifício para sua residência temporária.


Ao longo dos anos todo o conjunto foi sendo valorizado com sucessivas dependências de serviço e de apoio: arruamentos, adegas, arrecadações, garagens, um pequeno cemitério, parque ajardinado… etc.


Foi necessário dotar de rendimentos fixos esta instituição, o que foi devidamente providenciado pela princesa Maria Francisca Benedita, através do legado, por testamento, de quase todos seus bens. Estes seriam administrados por um Conselho Administrativo o qual, por vontade da doadora, deveria estar na dependência do Ministério da Guerra.


Mas, alguns anos depois do seu falecimento, com a extinção das comendas e dos dízimos, o Real Hospital de Veteranos passou a defrontar muitas dificuldades de financiamento. Alexandre Herculano, num artigo publicado em 15 de Setembro de 1838 na revista “O Panorama “, denunciou vigorosamente esse facto: “… dentro em pouco os inválidos que lá existem terão de ir mendigar o pão, que a pátria tem obrigação de lhes dar, havendo eles ganho o direito a recebê-lo com o seu sangue, e com os perigos e fadigas da guerra, que só sabem avaliar aqueles que os têm passado.”


O encargo deste estabelecimento está atualmente sob a jurisdição do Ministério da Defesa Nacional, através do Instituto de Ação Social das Forças Armadas.


SERVIÇOS DISPONÍVEIS AOS BENEFICIÁRIOS:


ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA PESSOAS IDOSAS (ERPI) composta por 2 Unidades Funcionais:


Unidade Funcional 1 – Destinada ao alojamento permanente de 57 idosos em situação de autonomia ou com ligeira dependência.


Unidade Funcional 2 – Destinada ao alojamento permanente de 43 idosos em situação de dependência moderada ou severa.


ALOJAMENTO TEMPORÁRIO:


- 4 apartamentos
- 4 quartos duplos
- 1 quarto de casa

l
SERVIÇO DE RESTAURAÇÃO


POSTO MÉDICO Nº 7:
- Consultas de Medicina Geral e Familiar
- Consultas de Fisiatria
- Apoio de Enfermagem
- Fisioterapia
Horário de Funcionamento/Marcações
(Informação a prestar através dos contactos disponibilizados no fim da página)


POSTO DE ATENDIMENTO ADM
GABINETE DE ATENDIMENTO SOCIAL:
Atendimento de Beneficiários residentes nos concelhos de:

  • Alcobaça
  • Alenquer
  • Arruda dos Vinhos
  • Bombarral
  • Cadaval
  • Caldas da Rainha
  • Lourinhã
  • Mafra
  • Nazaré
  • Óbidos
  • Peniche
  • Rio Maior
  • Sobral do Monte de Agraço
  • Torres Vedras

Este serviço disponibiliza informações sobre prestações sociais no âmbito da ação social complementar, nomeadamente no apoio à velhice, dependência, deficiência, carência económica; ação social escolar; e candidaturas aos equipamentos sociais do IASFA, I.P.


ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO/LAZER


- Sala de Jogos
- Biblioteca
- Ginásio
- Circuito de manutenção na mata


Horários dos Postos Clínicos do IASFA

Excel

CONTACTOS
Rua Princesa Maria Francisca Benedita   2565-752 RUNA
Telefone 261 330 070 - Fax 261 315 842

email: casruna@iasfa.pt
CAS Runa
CAS Runa
Capela
Capela
Alojamento Temporário
Alojamento Temporário
Quarto
Quarto