O Instituto de Acção Social das Forças Armadas
Menu Lateral

Notícias / Eventos / Novidades

 

 

Novo protocolo do IASFA, I.P. e Cruz Vermelha Portuguesa

 

Os beneficiários do IASFA, I.P. residentes no Arquipélago da Madeira e Porto Santo podem agora usufruir de condições especiais em alguns dos serviços prestados pela Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) na sua Delegação na Madeira.

 O novo protocolo entre as duas instituições, assinado no dia 21 de junho, contempla a possibilidade dos beneficiários titulares e familiares da Ação Social Complementar do IASFA, I.P., beneficiarem do acesso às infraestruturas e equipamentos da Delegação da Madeira da CVP, nomeadamente Infantários, Escolas de 1º Ciclo e Lar de Terceira Idade.

Em contrapartida, os membros ativos contribuintes (voluntários) da Delegação da Madeira da CVP e os seus funcionários, passam a beneficiar do acesso ao CEREPOSA.

 Os beneficiários do IASFA, I.P. terão prioridade nos processos de seleção aos equipamentos e infraestruturas da Delegação da Madeira da CVP , nomeadamente, o Infantário Donamina, no Funchal, e o Complexo Dona Olga de Brito, no Caminho da Achada.

 

Ampliação de capacidades do Centro de Apoio Social de Oeiras

 

No dia 29 de maio, foi reaberto o piso 1 da Unidade Funcional 2, da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) do Centro de Apoio Social (CAS) de Oeiras.

O referido piso encontrava-se encerrado desde maio de 2013, devido à escassez de recursos humanos especializados. Este espaço foi intervencionado de forma a estar apto a receber os novos utentes, e é resultado de um grande esforço de sensibilização do IASFA I.P. junto da tutela e dos seus parceiros, que agora se materializa num aumento da capacidade instalada.

Os novos quartos são destinados a beneficiários com dependência moderada ou grave, aos quais são disponibilizados cuidados contínuos e abrangentes, possibilitando uma boa qualidade de vida numa idade já avançada.

O Centro de Apoio Social de Oeiras é aquele que regista a maior procura no IASFA I.P., tendo com este novo piso sido possível reduzir a lista de espera e dar resposta às necessidades dos beneficiários mais debilitados.

A Unidade Funcional 2 dispõe de uma equipa multidisciplinar, cuja interação dos diferentes profissionais envolvidos permite considerar o beneficiário residente como um todo, numa atitude harmonizada e com uma abordagem mais ampla e resolutiva no cuidado, possibilitando um dia-a-dia confortável e adequado à idade e condição física de cada um dos utentes. 

Para o IASFA I.P., este acontecimento é um marco, que representa uma inversão da tendência de fecho de resposta sociais, e resulta de um esforço interno coletivo e empenhado, na procura de soluções alternativas a modelos anteriores de funcionamento.

O IASFA I.P. dá as boas vinda aos novos utentes da UF2 dos CAS Oeiras.

 


 

Sessão do Conselho Consultivo do IASFA I.P.

 

Realizou-se, no dia 18 de maio, mais uma sessão do Conselho Consultivo do IASFA I.P., tendo por objetivo proceder à análise e discussão do Relatório de Atividades de 2016, procurando contributos para a melhoria do documento e a verificação da sua conformidade com o quadro legal em vigor, bem como proceder à troca de informações sobre assuntos diversos, do âmbito do Instituto.

O Conselho Consultivo é um órgão de consulta, apoio e participação na definição das linhas gerais de atuação do IASFA I.P., competindo-lhe dar parecer sobre os planos anuais e plurianuais de atividades, o relatório de atividades, os regulamentos internos do instituto, bem como pronunciar-se sobre as questões que lhe sejam submetidas pelo Conselho Diretivo ou pelo respetivo Presidente.

O Conselho Consultivo é composto pelo Presidente do Conselho Diretivo,  que preside, dois representantes do Ministério da Defesa Nacional, um representante do EMGFA e de cada um dos Ramos da Forças Armadas, assim como um representante de cada Associação Profissional de Militares legalmente constituída.

O Relatório de Atividades de 2016 mereceu parecer positivo, foi alvo de melhorias, na sequência das sugestões dos conselheiros e, após aprovação da Ata, será submetido a despacho de S.Exª o Ministro da Defesa Nacional. Após aprovação, estará disponível para consulta no website do IASFA, I.P.

 

 

CAS Oeiras

 

Estão abertas as inscrições para o Centro de Convívio do Centro de Apoio Social de Oeiras.

Escolha a área que mais lhe interessar, informática, desporto, música, pintura, jogos, bricolage ou leitura, e inscreva-se. Os ateliers decorrem da parte da manhã e da tarde.

Para se inscrever ou solicitar mais informações ligue o 214 464 257 (CAS Oeiras). Ver mapa de atividades

 

 

PRESIDENTE DA REPÚBLICA VISITA O CENTRO DE APOIO SOCIAL DE RUNA

 

Sua Excelência o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou no passado dia 19 de Dezembro de 2016 as instalações do Centro de Apoio Social de Runa.

Acompanhado por Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, Conselho Diretivo do IASFA, I.P. e Diretor do CAS Runa, o Presidente da República inteirou-se da realidade deste Centro tendo contactado e almoçado com os seus residentes.

Numa breve alocução dirigida a todos os presentes, enalteceu Sua Excelência, o Presidente da República, a importância e a necessidade da existência de estruturas como esta, dirigidas ao apoio á Família Militar e no âmbito da ação social complementar que lhe é devida, como forma de reconhecimento da Nação a quem um dia se predispôs ao sacrifício supremo da própria vida em defesa dos interesses pátrios.

Nesta visita, estiveram ainda presentes o Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, o Presidente da União de Freguesias de Dois Portos e Runa, o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas bem como Representantes dos três Ramos das Forças Armadas.

 

 


 

Cerimónia de Tomada de Posse do Presidente do IASFA

No dia 10 de março de 2016, teve lugar no Ministério da Defesa Nacional, a cerimónia de tomada de posse do novo Presidente do IASFA, Tenente-General Rui Manuel Xavier Fernandes Matias.

A cerimónia foi presidida por Sua Excelência o Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor José Alberto Azeredo Lopes, na qual compareceram várias individualidades civis e militares.

 

 

 

 


 

Pode contribuir com artigos e sugestões para a elaboração do boletim informativo do IASFA - InfoIASFA. Para tal poderá:

1. Enviar-nos o artigo/sugestão, através do o e-mail das Relações Públicas do Gabinete de Apoio ao Conselho Diretivo;