O Instituto de Acção Social das Forças Armadas
Menu Lateral

Centro de Apoio Social de Lisboa (CASL)

CAS Lisboabar CAS Lisboarestaurante CAS Lisboa

O Centro de Apoio Social de Lisboa (CASL) foi criado pela Portaria nº 706 / 2000 de 4 de Setembro e ocupa os edifícios que constituem o prédio militar n.º 59 na Rua de S. José, nºs 22 a 42 em Lisboa.

Os edifícios antes referidos compreendem dois palácios e um jardim:

O Palácio do Conde de Magalhães, que inclui o jardim, data do século XVIII (pertenceu ao Barão de Orta, nobre espanhol cujo brasão em alvenaria decora a parede interior sobranceira à escadaria principal) foi adquirido pelo Ministério da Guerra em 1948 à Marquesa de Santa Cruz dos Manuelles, filha e herdeira do Conde de Magalhães. O edifício é de 3 pisos e a entrada faz-se pelo nº 24, porta monumental inscrita em arco de volta inteira e conducente através de rampa abobadada ao pátio retangular em torno do qual se organiza o edifício.

O Palácio da Ordem Soberana de Malta, cuja cruz ainda hoje ornamenta a fachada principal, foi construído no século XIX e foi também utilizado pelo Governo Militar de Lisboa.

Ambos os Palácios foram utilizados pela Cooperativa Militar até 26 OUT98, data em que foram transferidos para o IASFA fazendo parte do património do Ministério da Defesa Nacional.

Apesar do CAS de Lisboa ter sido criado oficialmente apenas em Setembro de 2000, a sua atividade desenvolve-se desde 6 de Janeiro de 1999.

 

Valências disponíveis:

O Centro de Apoio Social de Lisboa dispõe das seguintes valências:

Nas instalações do CASL funcionam ainda, temporariamente, quatro Serviços Centrais da Sede, a saber:

  1. A Divisão de Infraestruturas (DIE)
  2. A Divisão de Tempos Livres e Habitação (DTLH)
  3. A Divisão de Assuntos Sociais (DAS)
  4. A Divisão de Assistência Financeira (DAF)


Horários dos Postos Clínicos do IASFA

Excel

 

Rua de S. José, 24 - 1150-323 LISBOA

Telefone 213 407 600- Fax 213 428 375 E-mail do CASL