O Instituto de Acção Social das Forças Armadas
Menu Lateral

Atividades do Centro de Apoio Social de Coimbra

PROGRAMA LÚDICO-CULTURAL 08 E 09 MARÇO 2016
Oliveira de Azeméis/S. João da Madeira

O CAS de Coimbra realizou o seu primeiro passeio do ano de 2016, nos dias 08 e 09 de março, que decorreu entre Oliveira de Azeméis e S. João da Madeira.

O programa do primeiro dia contemplou, no período da manhã, a visita guiada ao Parque Temático Molinológico de Ul, onde se visitaram moinhos de água, um pequeno museu de alfaias dos moinhos, moleiros e padeiras, assistido à moagem de diferentes tipos de cereais, etc; visitou-se também a Oficina do Berço Vidreiro, em Oliveira de Azeméis, que produz peças de vidro artesanais e únicas.
No período da tarde efetuou-se a visita guiada ao Museu de Santa Maria de Lamas, apelidado de “Museu da Cortiça”, que contém um vasto espólio recolhido pelo seu fundador Henrique Alves Amorim, e possui16 salas dedicadas à arte sacra, à indústria da cortiça, ao mobiliário, etnografia, ciências naturais, cerâmica e curiosidades.
O programa do segundo dia decorreu em São João da Madeira, onde a indústria faz parte da história local. Inserido no Turismo Industrial de S. João da Madeira, foram realizados visitas guiadas ao Museu do Chapéu, único na Península Ibérica, onde se presta uma homenagem a todos os que fizeram do fabrico de chapéus, uma das atividades mais importantes da região, e à fábrica histórica de lápis Viarco bem como à fábrica de calçado Evereste.

O grupo foi composto por 29 participantes e duas colaboradoras do CASCoimbra.
A avaliação final, por parte dos beneficiários, foi bastante satisfatória, onde destacaram com grande entusiasmo as visitas guiadas ao Museu de Santa Maria de Lamas e à Rota do Turismo Industrial de S. João da Madeira.

Coimbra2
Coimbra3 Coimbra4

Passeio às Aldeias tradicionais da Beira Alta nos dias 20 e 21 de Setembro 2016

O segundo passeio do CASCoimbra contemplou, no período da manhã, uma visita guiada ao centro histórico de Trancoso que se encontra, ainda hoje, rodeado de muralhas, da época dinisiana, com um belo castelo também medieval, a coroar esse majestoso conjunto fortificado. Destacaram-se as belas Igrejas, a Casa dos Arcos, de séc. XVI, a Casa do Gato Preto, um curioso edifício do antigo Bairro Judaico e o Pelourinho, bela peça do mais puro estilo manuelino.
No período da tarde visitou-se Freixo de Numão, nomeadamente o Museu da Casa Grande e Núcleo Museológico do Moutinho, onde os beneficiários puderam recordar épocas passadas na sua infância e juventude.
No segundo dia, no período da manhã, apreciou-se a natureza envolvente em Vila Nova de Foz Côa (vale do Côa e rio Douro), da qual se destacou a visita ao Museu do Côa, onde a Arte do Côa é considerada Património Mundial.
No período da tarde efectuou-se a visita à bela vila de Celorico da Beira, situada a cerca de 550 metros de altitude, banhada pelo Rio Mondego, no sopé da Serra da Estrela, onde o seu centro histórico respira todo um ambiente medieval, com as suas casas graníticas com portais góticos, janelas manuelinas, gárgulas e mísulas salientes nas paredes.
O Museu do Agricultor e do Queijo bem como o Solar do Queijo (com prova de degustação) foram também pontos de visita dos nossos beneficiários.
O grupo foi composto por 27 participantes e duas colaboradoras do CASCoimbra.
A avaliação final por parte dos beneficiários excedeu as suas expetativas, nomeadamente no que diz respeito ao Museu da Casa Grande, o Núcleo Museológico do Moutinho e a gastronomia da região.

Coimbra2
Coimbra3  

Passeio à cidade de Lamego

Realizou-se no dia 26 de outubro de 2016 o 3º passeio do ano, do CAS Coimbra. O programa contemplou, no período da manhã, a visita ao Museu de Lamego, que está instalado no centro histórico, no antigo Paço Episcopal, onde os nossos beneficiários tiveram a possibilidade de aí admirar alguns dos seus Tesouros Nacionais, como por exemplo uma arca tumular medieval, um conjunto de tapeçarias flamengas e os painéis de azulejos figurados com cenas bucólicas e de caça, do século XVII, acompanhados pela respetiva explicação de uma excelente guia.

O almoço foi realizado na Messe de Sargentos do CTOE (Centro de Tropas Operações Especiais).
No período da tarde realizou-se um passeio pela cidade em Comboio Turístico, passando por alguns locais mais emblemáticos de Lamego, nomeadamente o Santuário da Nª Sr.ª dos Remédios, local que os beneficiários tiveram oportunidade de visitar, bem como admirar a sua paisagem envolvente.
O passeio foi finalizado com uma degustação de enchidos e vinho da região.
O grupo foi composto por 28 participantes e duas colaboradoras do CASCoimbra.
A avaliação final, por parte dos beneficiários, foi bastante satisfatória.