O Instituto de Acção Social das Forças Armadas
Menu Lateral

Centro de Apoio Social de Coimbra (CASC)

  predio
atividades do cas


Resenha Histórica


O Centro de Apoio Social de Coimbra (CASCoimbra) é o Herdeiro da Delegação dos Serviços Sociais das Forças Armadas (SSFA) de Coimbra.
A antiga Delegação dos SSFA de Coimbra foi criada em 19 de Novembro de 1970, por despacho do ministro General Viana Rebelo, com um quadro de pessoal reduzido (2 pessoas), onde se incluía uma Técnica Superior de Serviço Social (TSSS). Inicialmente a funcionar em instalações precárias na Rua da Sofia, a sua área de responsabilidade abrangia, então, toda a ex-Região Militar do Centro, incluindo Leiria, onde existia uma Subdelegação com uma outra TSSS. A partir de Abril de 2004, passou a funcionar, na Rua de Moçambique, nº 279, Salas A,B,C.
Atualmente, o CASCoimbra, está localizado na Rua Pedro Alvares Cabral nº 90, para onde se deslocou em Março de 2008.
A missão primária do CASCoimbra do Instituto de Ação social das Forças Armadas (IASFA, I.P) é de promover o Apoio Social Complementar a todos os Beneficiários, especialmente aos mais Idosos, Deficientes e Jovens Estudantes na sua Zona de Ação (Distrito de Coimbra e Distrito de Aveiro, neste exceptuam-se os concelhos de Espinho, Stª Maria da Feira e S. João da Madeira).
Tem ainda sob a sua alçada a disponibilização de valências para os beneficiários do IASFA, I.P, tais como: a gestão do património e do parque habitacional (Coimbra e Águeda); assegurar o funcionamento da Residência Universitária de Coimbra (RUC); disponibilizar Alojamento Temporário na Cidade de Coimbra (ATC); planear e executar atividades ocupacionais e de animação sócio cultural; analisar e propor para aprovação superior os processos relativos à atribuição de subsídios escolares e complementares especiais; garantir o funcionamento do posto de atendimento da Assistência na Doença aos Militares das Forças Armadas (ADM).


O CAS Coimbra desenvolve as seguintes atividades:


No âmbito do Apoio Social:


Promovendo o bem-estar, divulgando em particular os seus equipamentos sociais junto dos beneficiários, nomeadamente a Residência Universitária de Coimbra (RUC), o Alojamento Temporário de Coimbra (ATC), e no geral os equipamentos sociais do IASFA, nomeadamente as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), bem como impulsionando atividades lúdico-culturais, que por norma se traduzem em três passeios por ano e um almoço/convívio de Natal, fomentando, assim, a confraternização, a amizade e a alegria entre os beneficiários do IASFA.


E, concomitantemente, estabelecendo ações de contactos, por forma a alargar o número de protocolos ao nível de apoio social, nomeadamente, saúde e bem-estar, tendo em atenção o universo de beneficiários existentes na sua Zona de Ação;


Prevenindo situações sociais de carência (económica, social, habitacional, etc.) através do estudo e avaliação social das situações que são referenciadas, quer internamente, quer externamente pelos próprios beneficiários ou outros, bem como, através do levantamento e análise da situação sociofamiliar dos beneficiários com mais de 60 anos, mediante a aplicação de um questionário e/ou visita domiciliária;


Reabilitando as situações sociais mais vulneráveis, através da Ação Social Complementar concedida pelo IASFA, I.P (subsídios complementares, especiais e extraordinários): Subsidio Complementar por Carência Económica (SCCE), Subsídio Complementar de Apoio de 3ª Pessoa (SCAP), Subsídio Complementar para Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (SCERPI) e Comparticipação Especial Apoio na Deficiência (CEAD);


Acompanhando a população mais vulnerável, nomeadamente os deficientes e idosos, mantendo um contacto periódico, focalizado no apoio psicossocial.


Residência Universitária de Coimbra (RUC)


Constituindo o alojamento, para o estudante universitário obrigado a sair do seu agregado familiar, uma das mais importantes preocupações dos beneficiários relativamente aos seus descendentes, o CASCoimbra com as estruturas de que dispõe, tem a possibilidade de fornecer aos estudantes, filhos dos Beneficiários, esse alojamento.
Em setembro de 2011 entrou em funcionamento a RUC, com 6 quartos, dois dos quais duplos, com capacidade para 8 filhos de beneficiários a frequentar a universidade.
Em 2015, foi alterado a tipologia dos quartos, passando a quartos individuais, comportando agora 6 alunos.
Assim, a RUC proporciona aos estudantes alojados, condições de estudo e bem-estar, bem como, a possibilidade de confecionarem refeições rápidas, permitindo ao IASFA, I.P, através do CASCoimbra, disponibilizar, na cidade de Coimbra, um importante apoio social, especialmente vocacionado para os descendentes dos beneficiários que frequentem a Universidade.


Alojamento Temporário de Coimbra (ATC)


Com a finalidade de apoiar a família militar, na cidade de Coimbra, pólo universitário e de saúde de referência, considerando que nesta cidade, é constante a passagem e estadia transitória de beneficiários do IASFA, I.P devido a várias razões, nomeadamente, saúde, académicas ou profissionais, no seguimento de uma proposta do CASCoimbra, e após obras de beneficiação de um apartamento, situado no Bloco B R/C do PIASFA093H, foi criado em 2015 o ATC.


Outros apoios:


Prepara, organiza e submete à aprovação superior os pedidos de comparticipação escolar;
Aceita e processa as inscrições dos seus beneficiários para os diversos equipamentos de férias e repouso do IASFA, I.P;
Supervisiona a utilização e a ocupação dos blocos habitacionais propriedade do IASFA, I.P nas áreas de Coimbra e Águeda e propõe superiormente, quando necessário, eventuais obras de conservação e beneficiação e/ou providencia pequenas reparações;
Receciona e processa toda a documentação de regime livre no âmbito da ADM.


Locais de atendimento dos Beneficiários:

 

Horários dos Postos Clínicos do IASFA

Excel

 

CONTACTOS


CASC - (COIMBRA) Rua Pedro Álvares Cabral Nº 90 - 3030-069 COIMBRA
Telefone 239 713 232 - Fax 239 713 306


email: cascoimbra@iasfa.pt


https://www.facebook.com/CASCoimbra