O Instituto de Acção Social das Forças Armadas
Menu Lateral

Assistência Médica e Sanitária

O apoio em cuidados primários de saúde aos seus beneficiários e familiares é outra missão de grande importância na ação social do IASFA.

Pretende-se estender esta atividade a todo território nacional, permitindo o acesso à generalidade dos beneficiários, como complemento de outros Sistemas de Saúde.

Os cuidados de saúde disponibilizados são os de primeira linha, por serem determinantes na prevenção da doença, fundamentais na orientação diagnostica e vantajosos pela precocidade da instituição de terapêutica adequada, pelo que se dá especial relevo às consultas de Clínica Geral, Estomatologia e Medicina Dentária e ao acesso fácil a tratamentos de Enfermagem e Fisioterapia.

Para concretizar estas atividades, os meios instalados estão dimensionados de acordo com as necessidades, indo desde o Posto Clínico, preferencialmente em conjugação com um Posto de Socorros, para ministrar cuidados de enfermagem, até estruturas de maior dimensão, dando resposta a uma maior gama de cuidados em regime de ambulatório, designadas por Centros Médicos, onde se efetuam consultas médicas das diversas especialidades.

Atendendo a que outra das ações prioritárias do IASFA é o apoio a idosos, diferenciaram-se estruturas direcionadas para o internamento geriátrico que, para fazer face a casos de beneficiários com maior grau de dependência ou de doença, se distinguem por facultarem um maior acompanhamento médico e permitirem um nível de vigilância, por enfermeiros e auxiliares de ação médica, elevado e permanente, designadas por centros de recuperação.

Estes Centros pretendem-se de excelência para cuidar dos idosos, beneficiando sobremaneira de se localizarem na proximidade de um Centro Médico, no sentido de se obter, por uma ação conjugada, o melhor aproveitamento dos meios humanos em presença, designando-se o seu conjunto por Serviço de Apoio Médico.

 


Horários dos Postos Clínicos do IASFA (SAMED)

Excel

 


O Serviço de Apoio Médico de Oeiras (SAMED) tem um pedido de marcação de consultas on-line.

Faça aqui o seu pedido de marcação de consulta.